Ressonância Magnética
Pra que serve?
A Ressonância Magnética é um exame simples e não invasivo que consegue obter imagens de alta definição de todos os órgãos do corpo humano. O método se utiliza de um grande campo magnético para adquirir fotos das regiões de interesse para diagnóstico.
• Detecção de tumores e metástases;
• Várias indicações para o sistema nervoso central, coluna, lesões articulares e musculares;
• Imagens do coração, regiões pélvica e abdominal;
• Amplo sinal e maior qualidade na imagem.
Preparo para o Exame
Jejum de 6 horas.
Para os exames de Entero Ressonância será solicitada a realização de um preparo oral, orientado previamente no momento do agendamento.
Para os exames de coração, será realizado um preparo individualizado, cuja orientação ocorrerá no momento do agendamento.
Nos casos em que o paciente referir alergia, será solicitado um preparo antialérgico liberado no momento do agendamento.
Como será o exame?
1
2
3
Sobre a utilização do contraste
O uso do meio de contraste endovenoso é uma fase importante na maioria dos casos. Destaca as estruturas vasculares (artéria e veias) e os tecidos por ela irrigados, aumentando a sensibilidade do exame na detecção de doenças que podem não estar evidentes na primeira fase sem contraste.
O meio de contraste endovenoso usado neste exame é o contraste à base de gadolínio, um contraste seguro, cuja composição se difere dos contrastes iodados utilizados na tomografia computadorizada, sendo muito raras as reações adversas.
Contraindicações
- Clipes de aneurismas ferromagnéticos podem se mover sob a força do campo magnético. Assim como o Marcapasso existem clipes compatíveis com a ressonância magnética. Verificar se o clipe é compatível com a RM durante o agendamento.
- Implantes cocleares são contraindicados a ressonância, devido a poder ser danificado ou criar dano tecidual na região devido a estimulação eletromagnética da ressonância.
- Eletrodos de estimulação cerebral são contraindicados por poderem causar lesões por aquecimento durante a realização do exame.
- Corpos estranhos metálicos como: fragmentos de bala, estilhaços, objetos metálicos e implantes oculares ou ortopédicos, dependendo de seu material, podem se mover ou aquecer durante o exame. Relatar durante o agendamento a localização e a natureza do objeto/ implante, para ver a possibilidade de realizar o exame.
- Paciente inconscientes, desorientados, confusos, pouco colaborativos e crianças: durante o agendamento do exame, informar as condições do paciente, para receber orientações sobre cada situação específica.
- Gravidez embora não seja uma contraindicação efetiva.
- Exceto para os exames de RM FETAL, que já está implícito a gravidez e a necessidade do exame. Na UMA solicitamos uma carta do médico solicitante junto ao pedido, indicando a gravidez da paciente e a sua indicação para o exame.
-Mulheres amamentando: reservar o leite para 24h/1dia de mamada, só podendo voltar a amamentar após 24h do uso do contraste.