11 de dezembro de 2023 por Clínica Uma

Ultrassom morfológico e a importância para as mamães

A ultrassonografia (ou ultrassom) é um exame disponível na Clínica UMA, totalmente livre de contraindicações, que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. 


 


São muitos os seus usos, mas um, em especial, agrada muito as mamães. Estamos falando do Ultrassom Morfológico.


 


Esse tipo é feito especificamente para acompanhar a gestação e dar detalhes bem precisos da saúde do bebê. Com ele, é possível, por exemplo, checar os batimentos cardíacos e analisar o tamanho e o desenvolvimento de cada órgão do feto, bem como do líquido amniótico e do cordão umbilical - o que pode antecipar diagnósticos de anomalias ou de circunstâncias que exijam maiores cuidados pré-natais. 


 


O exame também é bastante usado para descobrir o sexo da criança, o que muitos pais optam por saber antes do nascimento.


 


E quando fazer o Morfológico?


 


Este ultrassom deve realizado duas vezes durante a gestação. A primeira é entre a 11ª e a 14ª semana, quando ele inclui a Transluscência Nucal (TN), uma medição da “nuca” do feto. É um procedimento que pode indicar Síndrome de Down e outras alterações genéticas, mas que não funciona como um diagnóstico final e, por isso, precisa de uma avaliação cuidadosa do médico responsável para ser concluída. 


 


O Morfológico do primeiro trimestre ainda funciona para o rastreamento de pré-eclâmpsia, a pressão alta durante a gravidez. 


 


Já quando realizado entre a 20ª e 24ª semana, é possível conseguir imagens ainda mais detalhadas do desenvolvimento e da formação estrutural do bebê, incluindo: o Sistema Nervoso Central; mãos, braços, pernas e pés; face, coração, rins e outros órgãos internos. 


 


Além disso, o exame permite uma nova avaliação do osso nasal e atualiza a medida da TN, o que o torna muito eficiente no rastreio de anomalias cromossômicas, com sensibilidade chegando a 83,5%.


 


Apesar de, muitas vezes, tirar o sono das mulheres que ficam preocupadas e ansiosas para saber se está correndo tudo bem na gravidez, o Ultrassom Morfológico é de fundamental importância e não pode deixar de ser feito.


 


Seu procedimento é simples, indolor e sem preparo. Com a paciente deitada na maca, é colocada uma fina camada de gel na pele para permitir o deslizamento do aparelho. O resultado geralmente é dado na hora, pelo próprio médico que realiza o exame e pode ainda ser gravado, caso os pais desejem rever as imagens do bebezinho enquanto ele ainda está na barriga da mãe.

11 de dezembro de 2023
Angiotomografia das artérias coronárias: mais um exame disponível na UMA
11 de dezembro de 2023
Ultrassom morfológico e a importância para as mamães