11 de dezembro de 2023 por Clínica Uma

Ultrassom de tireoide

Localizada na parte inferior do pescoço, a tireoide é tão importante para nossas vidas que tem até uma data em sua homenagem! O Dia Internacional da Tireoide é comemorado todo dia 25 de maio desde 2007, quando foi criado em uma Assembleia, na Alemanha.


 


E quer saber por quê? 


 


Porque apesar de bem pequenina, essa glândula é responsável pela produção de hormônios que atuam diretamente no bom funcionamento do nosso organismo: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). 


 


São substâncias que, além de estarem ligadas a órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins, ainda influenciam no desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais das mulheres, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional das pessoas.


 


Justamente por tudo isso, qualquer alteração em suas funções pode desencadear uma série de doenças como hipertireoidismo e hipotireoidismo, bócio e até câncer. 


 


Como sempre falamos aqui, para evitar qualquer problema de saúde, é imprescindível cuidar da prevenção. E é aí que entra o ultrassom de tireoide!


 


Recomendado principalmente para quem já tem histórico de alterações hormonais na família, ou apresenta alguma alteração no pescoço, o exame é bastante simples. Não requer preparo do paciente e é totalmente indolor. 


 


Por meio das ondas sonoras do aparelho, é possível detectar inflamações, além de nódulos e gânglios que podem ajudar no diagnóstico e no futuro tratamento dos problemas.


 


Aqui na Clínica UMA é possível agendar o exame de forma rápida e tranquila, de acordo com as orientações do médico responsável pelo pedido.

11 de dezembro de 2023
Angiotomografia das artérias coronárias: mais um exame disponível na UMA
11 de dezembro de 2023
Ultrassom morfológico e a importância para as mamães