10 de julho de 2024 por Clínica Uma
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres.
Para o Brasil estima-se 73610 casos novos de Ca de mama (2023-2025) com risco de aproximadamente 41,89 casos a cada 100 mil mulheres (INCA)
O Ca de mama pode ser curável, mas para que isto ocorra o diagnóstico precoce é imprescindível.
A mamografia é o único exame que até hoje demonstrou ser capaz de reduzir a mortalidade desta doença. A mamografia anual realizada entre 40 e 69 anos pode determinar cirurgias menos agressivas com resultados oncológicos e estéticos melhores.
Para mulheres com mamas densas, é recomendado acrescentar o ultrassom de mamas, que aumenta significativamente a acurácia diagnóstica.
Aliada fundamental para complementar os resultados obtidos com a mamografia e ultrassom, a ressonância magnética das mamas, que é um método sem emissão de radiação, tem se mostrado uma importante ferramenta de diagnóstico para planejamento terapêutico, indicando ao médico a localização e a dimensão exata da lesão.
A realização anual dos exames de mama não impedirá a ocorrência do câncer, mas pode aumentar a sobrevida das pacientes, reduzindo em média 35% da mortalidade, pois identificará a doença na fase inicial, podendo tornar o tratamento até mais conservador.
O Outubro Rosa é uma campanha que vem para nos lembrar e conscientizar a população sobre a incidência, sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.