11 de dezembro de 2023 por Clínica Uma

Julho também alerta para os tumores de cabeça e pescoço

Além de chamar a atenção para a prevenção das hepatites virais, este mês tem ainda outro importante alerta à saúde. É o Julho Verde, movimento criado no Brasil em 2015 pela ACBG - Associação de Câncer de Boca e Garganta, para homenagear o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado em 27/07. 


 


Com tumores que afetam boca, laringe, pele e tireoide, esse tipo de câncer é o quinto mais incidente no Brasil e causa cerca de 10 mil mortes por ano. De acordo com uma estimativa do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, só entre 2023 e 2025, são esperados quase 50 mil novos casos no País. 


 


O câncer de laringe ou garganta, é mais comum entre os homens acima de 40 anos. Já o de tireoide, afeta principalmente as mulheres da mesma faixa etária.


 


Assim como em outros tipos de câncer, quanto mais cedo detectado, maiores as chances de cura.  Por isso é tão importante ficar atento aos primeiros sinais e procurar ajuda médica assim que possível.


 


No geral, os sintomas incluem o aparecimento de nódulos no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, feridas que não cicatrizam e dificuldade de engolir, além de dor de garganta ou rouquidão que se estendem por mais de duas semanas. Alguns pacientes podem apresentar ainda:


 


- dor persistente na região da face;


- obstrução nasal persistente;


- sangramento nasal;


- alterações oculares;


- perda de peso sem motivo aparente;


- mau hálito frequente;


- dentes moles ou dor em torno deles.


 


O consumo de álcool e fumo de todos os tipos estão as principais causas da doença, mas há outros fatores que também podem contribuir, como infecções pelo vírus HPV; exposição a poeiras, agrotóxicos e outros produtos químicos e radioativos; e exposição prolongada ao sol sem proteção.


 


No caso do câncer de pele, que corresponde a 27% de todos os tumores malignos diagnosticados no Brasil, hábitos bastante simples como utilizar filtro solar com fator de proteção acima de 30, bonés ou chapéus, podem evitar a doença.


 


Além disso, frequentar um médico regularmente também ajuda a identificar possíveis alterações no organismo e permitir que o tratamento adequado seja iniciado brevemente aumentando, assim, as possibilidades de uma boa recuperação.

17 de maio de 2024
O avanco dos equipamentos de imagem foi incrivelmente veloz
26 de março de 2024
A Importância dos Exames Preventivos: Investindo em sua Saúde