11 de dezembro de 2023 por Clínica Uma

ESG: uma nova forma de ver e pensar

Apesar de ter aparecido pela primeira vez em uma publicação apresentada durante o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2004, o termo ESG vem ganhando força e se tornando bastante popular nos últimos tempos.


 


A sigla é uma junção de três palavras em inglês: Environmental, Social e Governance, o que significa, em tradução livre, práticas ambientais, sociais e de governança.


 


Mas o que isso representa exatamente? Esses princípios vêm sendo amplamente divulgados e adotados internacionalmente, fazendo com que as empresas passem a ver e pensar melhor sua responsabilidade no mundo.


 


No dia a dia, significa adotar novos hábitos que favoreçam tanto o meio ambiente quanto as pessoas que compõem aquela corporação – sejam colaboradores ou dirigentes.


 


No caso do meio ambiente, o ESG promove discussões a respeito de conservação, aquecimento global, emissão de carbono, reciclagem e reuso, por exemplo.


 


No âmbito social, são considerados aspectos como respeito às leis trabalhistas, remuneração justa, inclusão, diversidade e proteção de dados dos clientes.


 


Já a governança corporativa é responsável pela conduta da empresa, incluindo sua relação com governos e acionistas, políticas anticorrupção e até a criação de canais de denúncias.


 


Tudo isso acaba impactando positivamente a imagem da empresa aos olhos de seus clientes e da sociedade, fideliza os consumidores que estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade, motiva os colaboradores a aplicar os princípios do ESG não só na empresa como em sua vida pessoal, e melhora o desempenho financeiro, já que evita desperdícios e garante um melhor aproveitamento de recursos.


 


Aqui na Clínica UMA ainda temos um longo caminho a percorrer para atender as demandas de ESG e tornar nossa marca cada vez mais alinhada com os pontos que falamos até aqui. 


 


Mas já começamos a adotar algumas medidas importantes como: usar copos plásticos biodegradáveis na recepção, eliminar as embalagens plásticas de roupas e aventais limpos, e substituir os copos descartáveis utilizados na cozinha por canecas novinhas que foram ofertadas aos nossos colaboradores. Bem legal, né?!

11 de dezembro de 2023
Angiotomografia das artérias coronárias: mais um exame disponível na UMA
11 de dezembro de 2023
Ultrassom morfológico e a importância para as mamães